A.J.S

Olá a todos.


Somos uma empresa disposta a ajudar vc a realizar seus sonhos,isso mesmo, contamos com um grupo de colaboradores capacitados a desempenhar um papel fundamental dentro da construção civil, altamente treinados e orientados a executar o projeto de acordo com as especificações estipuladas. A (ajs) vem crescendo cada vez mais perante o mercado de trabalho em nossa região,visando sempre a satisfação do nosso publico alvo (voçê).Tendo em vista que nossos maiores sonhos podem sim se tornarem realidade, entre em contato conosco e verá uma transformação em sua vida. A.J.S

Obra terminada no interior de São Paulo

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Como calcular a quantidade de tijolos para fazer paredes de alvenaria


As paredes construídas com tijolos maciços cerâmicos são resistentes e oferecem um bom isolamento contra ruídos. Os tijolos maciços são produzidos com argila e cozidos em fornos a temperatura de 900ºC a 1.000°C. Nesta matéria você aprenderá a calcular a quantidade necessária de tijolos maciços para erguer uma parede de alvenaria de vedação.
Os tijolos para construir paredes têm geralmente 20 cm de comprimento, 10 cm de largura e 5 cm de altura, mas como nem todos os produtores respeitam a normalização técnica, ainda existem tijolos de outros tamanhos no mercado. Isso faz mudar muito a produtividade do trabalho, porque com tijolos maiores é mais rápido fazer a parede. Nesta seção, nós vamos tomar como padrão o tamanho 5 cm x 10 cm x 20 cm, que é o mais encontrado.
Cálculo da quantidade  de tijolos
Em geral, são necessários 148 a 150 tijolos para fazer 1 m2 de parede se o assentamento for a chato (parede de um tijolo); se o assentamento for comum, parede de meio-tijolo, vão ser precisos 77 a 80 tijolos. Para fazer uma parede de 4 m x 2,5 m, que correspondente a 10 m2, por exemplo, multiplica-se por 80 tijolos e chega-se a um total de 800 tijolos (10 m2 = 800 tijolos, assentamento comum). As juntas devem ter de 1,5 cm a 2,0 cm, no máximo. O traço recomendado da argamassa de assentamento deve ser de 1:2:9 em volume (1 parte de cimento, 2 de cal e 9 de areia grossa lavada).
Preparo e aplicação da argamassaA argamassa tem a função de unir os tijolos, distribuir uniformemente as cargas e vedar as juntas impedindo a infiltração de água. As argamassas devem ter boa trabalhabilidade, para a fácil distribuição no assentamento, sem grudar na colher de pedreiro. Dessa maneira, torna-se mais plástica permitindo ajustes de nível e prumo durante o assentamento.
Como fazer um bom assentamento
» As juntas de argamassa entre os tijolos devem ser completamente cheias;
» Deve haver desencontro de juntas para perfeita amarração;
» Os panos de alvenaria devem estar aprumados e alinhados para evitar correções posteriores com argamassa de revestimento.
Atenção
» Cimento e areia medidos secos e soltos. Cal hidratada medida em estado pastoso firme e para cada metro cúbico de argamassa deve-se considerar um consumo de 350 l a 370 l de água limpa.
» Acrescentar 5% nas quantidades dos materiais prevendo as perdas.
» Os pesos específicos considerados para os diferentes materiais são médias estimadas.
Traço de argamassa em latas de 18 l para argamassa de assentamento
Amarração dos tijolos maciços
Veja alguns exemplos de amarração para fazer paredes:



2 comentários:

  1. Ajudou muito em um orçamento que estou fazendo. Muito obrigado

    ResponderExcluir
  2. Elucidativo, mesmo para leigos, como eu, que deseja acompanhar, em um futuro breve uma construção de residencia. Alguns profissionais da construção gostam muito da tal "gambiarra, só esse probleminha ...ninguém verá", etc, e com o tempo começam aparecer os problemas na obra.

    ResponderExcluir