A.J.S

Olá a todos.


Somos uma empresa disposta a ajudar vc a realizar seus sonhos,isso mesmo, contamos com um grupo de colaboradores capacitados a desempenhar um papel fundamental dentro da construção civil, altamente treinados e orientados a executar o projeto de acordo com as especificações estipuladas. A (ajs) vem crescendo cada vez mais perante o mercado de trabalho em nossa região,visando sempre a satisfação do nosso publico alvo (voçê).Tendo em vista que nossos maiores sonhos podem sim se tornarem realidade, entre em contato conosco e verá uma transformação em sua vida. A.J.S

Obra terminada no interior de São Paulo

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Como calcular a quantidade de tijolos para fazer paredes de alvenaria


As paredes construídas com tijolos maciços cerâmicos são resistentes e oferecem um bom isolamento contra ruídos. Os tijolos maciços são produzidos com argila e cozidos em fornos a temperatura de 900ºC a 1.000°C. Nesta matéria você aprenderá a calcular a quantidade necessária de tijolos maciços para erguer uma parede de alvenaria de vedação.
Os tijolos para construir paredes têm geralmente 20 cm de comprimento, 10 cm de largura e 5 cm de altura, mas como nem todos os produtores respeitam a normalização técnica, ainda existem tijolos de outros tamanhos no mercado. Isso faz mudar muito a produtividade do trabalho, porque com tijolos maiores é mais rápido fazer a parede. Nesta seção, nós vamos tomar como padrão o tamanho 5 cm x 10 cm x 20 cm, que é o mais encontrado.
Cálculo da quantidade  de tijolos
Em geral, são necessários 148 a 150 tijolos para fazer 1 m2 de parede se o assentamento for a chato (parede de um tijolo); se o assentamento for comum, parede de meio-tijolo, vão ser precisos 77 a 80 tijolos. Para fazer uma parede de 4 m x 2,5 m, que correspondente a 10 m2, por exemplo, multiplica-se por 80 tijolos e chega-se a um total de 800 tijolos (10 m2 = 800 tijolos, assentamento comum). As juntas devem ter de 1,5 cm a 2,0 cm, no máximo. O traço recomendado da argamassa de assentamento deve ser de 1:2:9 em volume (1 parte de cimento, 2 de cal e 9 de areia grossa lavada).
Preparo e aplicação da argamassaA argamassa tem a função de unir os tijolos, distribuir uniformemente as cargas e vedar as juntas impedindo a infiltração de água. As argamassas devem ter boa trabalhabilidade, para a fácil distribuição no assentamento, sem grudar na colher de pedreiro. Dessa maneira, torna-se mais plástica permitindo ajustes de nível e prumo durante o assentamento.
Como fazer um bom assentamento
» As juntas de argamassa entre os tijolos devem ser completamente cheias;
» Deve haver desencontro de juntas para perfeita amarração;
» Os panos de alvenaria devem estar aprumados e alinhados para evitar correções posteriores com argamassa de revestimento.
Atenção
» Cimento e areia medidos secos e soltos. Cal hidratada medida em estado pastoso firme e para cada metro cúbico de argamassa deve-se considerar um consumo de 350 l a 370 l de água limpa.
» Acrescentar 5% nas quantidades dos materiais prevendo as perdas.
» Os pesos específicos considerados para os diferentes materiais são médias estimadas.
Traço de argamassa em latas de 18 l para argamassa de assentamento
Amarração dos tijolos maciços
Veja alguns exemplos de amarração para fazer paredes:



Um comentário:

  1. Ajudou muito em um orçamento que estou fazendo. Muito obrigado

    ResponderExcluir